Dramaturgia Potiguar e dos Sertões

O projeto DRAMATURGIA POTIGUAR E DOS SERTÕES, pretende se tornar um espaço de discussão entre a linguagem dramatúrgica (literatura) e aspectos da vida contidas nestes textos teatrais de autores e autoras potiguares, bem como de dramaturgos e dramaturgas que discutam os sertões em todas as suas dimensões estéticas, sensíveis, espaciais, temporais e culturais. A partir de encontros semanais para estudo do texto, será aberto ao público a possibilidade de assistir gratuitamente a leitura dramática do texto escolhido para tal discussão. Serão convidados artistas de teatro da cidade de Caicó para procederem a leitura e os estudos. Também será convidado um professor do Programa de Pós Graduação em História dos Sertões (UFRN), para encaminhar a análise sobre a proposta geral da dramaturgia. As leituras públicas serão divididas em atos.

O 1º ATO foi realizado em 04/10/2020 com o texto “As Velhas” da autora de Jardim do Seridó, Maria de Lourdes Nunes Ramalho. Foram envolvidos artistas dos seguintes grupos teatrais: Trapiá Cia Teatral, Cia Arte e Vida, Grupo Filhos de Acauã, Grupo Retalhos de Vida e Grupo Verso e Prosa.

Os próximos ATOS serão realizados em:

2024
– Março – Autor: Racine Santos (Texto: “Chico Cobra e Lazarino”)
– Abril – Autor: Francisco Pereira da Silva (Texto: “O Trágico destino de duas Raimundas ou os dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados”)