Equipe

DIRETORIA (Gestão 2021-2025)

 

Fábio Dias da Silva – Diretor Geral

Possui Graduação em Letras na UFRN (1998), Pós-Graduação (Lato Sensu): Língua, Linguística e Literatura na Faculdade Integrada de Patos/PB (2010) e Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Linguagem e Letramento na UFRN (2018). Professor de Redação e Gramática do Colégio Diocesano Seridoense (Caicó) de 1995 a 2014. Professor da Rede Estadual do RN desde 2006 atuando em Caicó/RN. Professor de Redação do CDS-Objetivo para o pré-vestibular de 2005 – 2014 (Caicó). Professor e coordenador do Curso de Redação e Gramática da Escola Criativa de 2003 a 2016. Professor de Produção Textual do Ensino Médio do CEI (Centro de Educação Integral) – 2012 e 2014 (Natal-RN). Professor do IAP Cursos 2012 e 2013 (Natal-RN. Colaborador da CESPE/UnB no processo avaliativo do ENEM – desde 2013. Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Prof. Antônio Aladim de Araújo desde 2017. Atua no Grupo Teatral Retalhos de Vida (Caicó/RN) desde 1992.

Maria Auxiliadora de Araújo Medeiros Mota – Vice-Diretora Geral

Formada em Pedagogia (UVA) e Pós Graduada em Psicopegagogia (FIP). Atuou como professora em diversas instituições de ensino de Caico/RN. Na Casa de Cultura Popular de Caicó vem atuando, voluntariamente, como
Contadora de História e Produtora de Brincadeiras Populares. De 2004 a 2011 foi Agente de Cultura – Produtora Cultural também na Casa de Cultura. Coordenadora da MOSTRARTE desde 2008. Cenógrafa do Festival dos Violeiros do Seridó promovido pela Rádio Rural de Caicó/RN desde 2007. Coordenadora do Ponto de Cultura de Caicó/RN. Também é Presidente da Associação Cultural União do Sobrado desde 2018. Idealizadora e Integrante do Coral Canto Caá. Maquiadora e figurinista do Grupo de Teatro – Filhos de Acauã desde 2008. Poetisa e Trovadora – Integrante do Clube dos Trovadores do Seridó desde 2009, com cinco cordéis lançados.

Tânia do Rocio Belotto de Oliveira – Diretora Administrativa

Exerceu a atividade de artesanato de 1976 até 1989 no Paraná, retomando esta atividade em 2005 em Santa Catarina. Participou de diversas feiras no sul do país, entre elas: Festas da Marejada – 2006-2008 (Itajaí/SC), Festas do Colono – 2006-2008 (Itajaí), Receptivos de Navios de Cruzeiros – 2006-2008 (Itajaí/SC), Feiras de Artesãos de Itajaí (mensal) – 2006-2008. Desde 2009 reside em Caicó e continuou suas atividades de artesanato ampliando o leque de opções e de produtos. Mantém espaço permanente na Feira Caicó Mostra Caicó que ocorre todos os sábados nos fundos do Mercado Municipal de Caicó e também comercializou seus produtos nos seguintes eventos: FAMUSE(Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó) durante a Festa de Santana (2009-2018 – Caicó/RN), I festival de Cinema Curta Caicó (2018), Mostrarte (Mostra de Artes da Associação Cultural União do Sobrado – 2009-2018 – Caicó/RN), Feira de Artesanato em Cruzeta (promovido pelo SEBRAE/RN – 2017), Feira de Artesanato em Carnaúba dos Dantas (2014), eventos diversos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus Caicó/RN – 2009 – 2019), Festas de Nossa Senhora do Rosário em Caicó/RN (2009-2018), Expofeira de Colecionismo e Raridades (2017-20018 – Caicó/RN), Festival Gastronômico de Caicó/RN (2018), Moto Fest Caicó (2013-2018), Encontro de Carros Antigos de Caicó/RN (2017). Desde 2013 é uma das artesãs responsáveis pelos adereços da Festa da Amizade do Colégio Diocesano Seridoense. Atualmente trabalha com os seguintes materiais: couro, tecido, madeira, raio x, aviamentos em geral, tintas. A partir destes materiais produz: colares, brincos, tiaras, decoração de ambientes, pulseiras, marcadores de livros e chaveiros. Seus produtos são vendidos, além de Caicó, também em Itajaí/SC (Mercado Público). Já possui clientes fixos em diversas partes do Brasil (produtos enviados pelo correio): Maceió/AL, Fortaleza/CE, Natal/RN, Curitiba/RN, João Pessoa/PB, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. Pretende expandir a comercialização de seus produtos na região do Seridó, sobretudo em feiras que também dialoguem com outras linguagens artísticas e que reúnam artesãos com produtos diversificados e de boa qualidade.

Ana Cecília Silveira de Medeiros – Vice-Diretora Administrativa

Formada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas (UFRN). Atualmente é professora na Sociedade Educadora do Seridó LTDA (CEIS) e Educandário Santa Teresinha, ambos em Caicó/RN.

Irani Silveira da Costa Muniz – Diretora Financeira

Possui formação como Técnico de nível médio em enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Atua na área de sua formação na Curae – Ciência, Cuidado & Saúde e na Clinica SOS Diálise do Seridó. Também já atuou como agente comunitária de saúde em Caicó/RN. Carreira desenvolvida na área de Técnico de Enfermagem, com ampla experiência no planejamento e execução de atividades, organização do ambiente de trabalho e orientação de pacientes e familiares. Colabora com grupos teatrais de Caicó na área de produção, além de voluntariamente ajudar na organização de eventos no Centro Cultural Adjuto Dias em Caicó/RN.

Djalma Alves da Mota – Vice-Diretor Financeiro

Formado em Geografia pela UFRN. Desde 1993 apresenta o programa “Violeiros do Seridó” na Rádio Rural de Caicó/RN. Atuou como membro do Clube dos Trovadores do Seridó (CTS) e da Academia de Trovas do Rio
Grande do Norte (ATRN). Desde 2009 ministra a “Oficina de Cordel – Um Conto, Um Canto” pela Associação União do Sobrado, já tendo formado 80 novos cordelistas e publicado aproximadamente 500 títulos. Patrono da Cordelteca da UFRN que recebeu o seu nome. Publicou em 2017 o livro “Além das Quatro Linhas” e em 2018 “Quinze contos de cordel”. Possui mais de uma dezena de cordéis publicados, entre eles: “As proezas de Zé Carcará – O bar e o Jarro” (2011), “Caboclo apaixonado” (2012), “Festejando o mês junino” (2015), “Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo – Um Desbravador da Cultura Popular” (2015), “O Romance de Sofia e Bento Braz” (2016), “O doutor e Brejeira” (2017), “Versejando os animais” (2017), “Meus versos feitos nas nuvens” (2017), “Lascaram Chico de Ana” (2017), “O poder do Canapu” (2017), “Trajetória de Netinho Caviloso” (2017), “Todo dia é dia” (2018), “O contador de mentiras” (2018).

Thiago Rodrigues da Silva – Conselho Fiscal

É formado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRN. Atuou como vendedor em diversas empresas de Caicó/RN e atualmente é Gerente Administrativo da Paraibana Cópias também em Caicó/RN.

João Paulo Silveira de Medeiros – Conselho Fiscal

Graduando em Pedagogia na UFRN. Atua como fotógrafo em Caicó, sobretudo em espetáculos de teatro de grupos da cidade. Possui experiência em reprografia e manejo de ferramentas de imagens digitais.

ANAILDA TAVARES DE ARAÚJO – Conselho Fiscal

Graduanda em Letras na UFRN. Atua como Auxiliar administrativo na empresa Paraibana Cópias.

Adriana do Nascimento Santos – Conselho Fiscal (Suplente)

Funcionária pública (Agente Comunitária de Saúde). Em 1999 após participar de várias oficinas de Teatro, inicia seus trabalhos artísticos como atriz do grupo de Teatro Amador “Arte e Vida” da secretária Municipal de Saúde e do Grupo Face a Face. Caicó-RN. Participou como Atriz convidada dos espetáculos: Auto de Sant´Ana e Paixão de Cristo, ambos em Caicó/RN. Participou como Atriz convidada do Projeto Dramaturgia Potiguar 1º Ato em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Associação Cultural Trapiá (2019). Atualmente faz parte do Grupo de Teatro Retalhos de Vida em Caicó-RN.

MARGONE RÉGIS DE MEDEIROS – Conselho Fiscal (Suplente)

Graduada em Pedagogia Licenciatura plena pela Faculdades Integradas de Patos-PB. Atua como secretária Escolar na Esc Est Mons Walfredo Gurgel em Caicó-RN.

 

DIRETORIA (Gestão 2017-2021)

 

Monica Luiza Belotto de Oliveira Andrade – Diretora Geral

Professora e bailarina. Atualmente é professora de artes do Estado do Rio Grande do Norte, cedida para a Fundação José Augusto e atuando no Centro Cultural Adjuto Dias em Caicó/RN. Também atua como professora no Estúdio de Dança Mônica Belotto em Caicó/RN ministrando as modalidades: ballet clássico e dança de salão (forró, samba de gafieira e bolero). Cursou graduação em Dança na Faculdade de Artes do Paraná, especialização em Consciência Corporal – Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Formou-se no Curso Permanente de Dança Moderna da UFPR. Concluiu o curso de Metodologia para o Ensino de Dança Clássica na Escola do Ballet Nacional da República Cuba. Coordenou o projeto “Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso” de 2005 a 2008 em Itajaí/SC. Ministrou aulas de dança em diversas academias e escolas de dança no sul do país. Em Caicó atuou como monitora de dança no Projeto “Fortalecimento de Crianças, Famílias e Comunidade e Promoção da Cidadania” das Aldeias Infantis SOS, de 2010 a 2011, atuando nos Bairros Itans, João Paulo II, Frei Damião, Samanaú e Paraíba. Atuou como coreógrafa em 27 trabalhos entre os quais vários premiados em festivais de dança. Podemos citar: 1º lugar – Ballet Clássico infantil – solo – 17º Passo de Arte – Competição Internacional de Dança/Inadaituba-SP – 2009; 1º Lugar – Ballet Clássico Infantil – Balneário Camboriu em Dança – 2008; 3º Lugar – Dança Contemporânea – solo feminino – 20º Festival de Dança de Joinville – 2002; 1º Lugar – Dança Moderna – Duo – 8º Festival de Dança do MERCOSUL – Bento Gonçalves/RS – 2000; 2º Lugar – Ballet Clássico Livre – II Fest Mossoró – 2017. Também coreografou em 2005 o espetáculo “Euforia e Dor – Fragmentos de Frida Kahlo”, financiado pelo FUNCULTURAL/SC e recebeu excelentes críticas. Desde 2015 também passou a desenvolver atividades de artesanato como pintura em madeira e sobre objetos sertanejos (lamparina, funil, colheres, conchas de lata, regadores, entre outros). Também desenvolve trabalhos de encadernação artesanal com diversas técnicas.

Fábio Dias da Silva – Vice-Diretor Geral

Possui Graduação em Letras na UFRN (1998), Pós-Graduação (Lato Sensu): Língua, Linguística e Literatura na Faculdade Integrada de Patos/PB (2010) e Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Linguagem e Letramento na UFRN (2018). Professor de Redação e Gramática do Colégio Diocesano Seridoense (Caicó) de 1995 a 2014. Professor da Rede Estadual do RN desde 2006 atuando em Caicó/RN. Professor de Redação do CDS-Objetivo para o pré-vestibular de 2005 – 2014 (Caicó). Professor e coordenador do Curso de Redação e Gramática da Escola Criativa de 2003 a 2016. Professor de Produção Textual do Ensino Médio do CEI (Centro de Educação Integral) – 2012 e 2014 (Natal-RN). Professor do IAP Cursos 2012 e 2013 (Natal-RN. Colaborador da CESPE/UnB no processo avaliativo do ENEM – desde 2013. Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Prof. Antônio Aladim de Araújo desde 2017. Atua no Grupo Teatral Retalhos de Vida (Caicó/RN) desde 1992.

Tânia do Rocio Belotto de Oliveira – Diretora Administrativa

Exerceu a atividade de artesanato de 1976 até 1989 no Paraná, retomando esta atividade em 2005 em Santa Catarina. Participou de diversas feiras no sul do país, entre elas: Festas da Marejada – 2006-2008 (Itajaí/SC), Festas do Colono – 2006-2008 (Itajaí), Receptivos de Navios de Cruzeiros – 2006-2008 (Itajaí/SC), Feiras de Artesãos de Itajaí (mensal) – 2006-2008. Desde 2009 reside em Caicó e continuou suas atividades de artesanato ampliando o leque de opções e de produtos. Mantém espaço permanente na Feira Caicó Mostra Caicó que ocorre todos os sábados nos fundos do Mercado Municipal de Caicó e também comercializou seus produtos nos seguintes eventos: FAMUSE(Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó) durante a Festa de Santana (2009-2018 – Caicó/RN), I festival de Cinema Curta Caicó (2018), Mostrarte (Mostra de Artes da Associação Cultural União do Sobrado – 2009-2018 – Caicó/RN), Feira de Artesanato em Cruzeta (promovido pelo SEBRAE/RN – 2017), Feira de Artesanato em Carnaúba dos Dantas (2014), eventos diversos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus Caicó/RN – 2009 – 2019), Festas de Nossa Senhora do Rosário em Caicó/RN (2009-2018), Expofeira de Colecionismo e Raridades (2017-20018 – Caicó/RN), Festival Gastronômico de Caicó/RN (2018), Moto Fest Caicó (2013-2018), Encontro de Carros Antigos de Caicó/RN (2017). Desde 2013 é uma das artesãs responsáveis pelos adereços da Festa da Amizade do Colégio Diocesano Seridoense. Atualmente trabalha com os seguintes materiais: couro, tecido, madeira, raio x, aviamentos em geral, tintas. A partir destes materiais produz: colares, brincos, tiaras, decoração de ambientes, pulseiras, marcadores de livros e chaveiros. Seus produtos são vendidos, além de Caicó, também em Itajaí/SC (Mercado Público). Já possui clientes fixos em diversas partes do Brasil (produtos enviados pelo correio): Maceió/AL, Fortaleza/CE, Natal/RN, Curitiba/RN, João Pessoa/PB, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. Pretende expandir a comercialização de seus produtos na região do Seridó, sobretudo em feiras que também dialoguem com outras linguagens artísticas e que reúnam artesãos com produtos diversificados e de boa qualidade.

Maria Auxiliadora de Araújo Medeiros – Vice-Diretora Administrativa

Formada em Pedagogia (UVA) e Pós Graduada em Psicopegagogia (FIP). Atuou como professora em diversas instituições de ensino de Caico/RN. Na Casa de Cultura Popular de Caicó vem atuando, voluntariamente, como
Contadora de História e Produtora de Brincadeiras Populares. De 2004 a 2011 foi Agente de Cultura – Produtora Cultural também na Casa de Cultura. Coordenadora da MOSTRARTE desde 2008. Cenógrafa do Festival dos Violeiros do Seridó promovido pela Rádio Rural de Caicó/RN desde 2007. Coordenadora do Ponto de Cultura de Caicó/RN. Também é Presidente da Associação Cultural União do Sobrado desde 2018. Idealizadora e Integrante do Coral Canto Caá. Maquiadora e figurinista do Grupo de Teatro – Filhos de Acauã desde 2008. Poetisa e Trovadora – Integrante do Clube dos Trovadores do Seridó desde 2009, com cinco cordéis lançados.

Irani Silveira da Costa Muniz – Diretora Financeira

Possui formação como Técnico de nível médio em enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Atua na área de sua formação na Curae – Ciência, Cuidado & Saúde e na Clinica SOS Diálise do Seridó. Também já atuou como agente comunitária de saúde em Caicó/RN. Carreira desenvolvida na área de Técnico de Enfermagem, com ampla experiência no planejamento e execução de atividades, organização do ambiente de trabalho e orientação de pacientes e familiares. Colabora com grupos teatrais de Caicó na área de produção, além de voluntariamente ajudar na organização de eventos no Centro Cultural Adjuto Dias em Caicó/RN.

Djalma Alves da Mota – Vice-Diretor Financeiro

Formado em Geografia pela UFRN. Desde 1993 apresenta o programa “Violeiros do Seridó” na Rádio Rural de Caicó/RN. Atuou como membro do Clube dos Trovadores do Seridó (CTS) e da Academia de Trovas do Rio
Grande do Norte (ATRN). Desde 2009 ministra a “Oficina de Cordel – Um Conto, Um Canto” pela Associação União do Sobrado, já tendo formado 80 novos cordelistas e publicado aproximadamente 500 títulos. Patrono da Cordelteca da UFRN que recebeu o seu nome. Publicou em 2017 o livro “Além das Quatro Linhas” e em 2018 “Quinze contos de cordel”. Possui mais de uma dezena de cordéis publicados, entre eles: “As proezas de Zé Carcará – O bar e o Jarro” (2011), “Caboclo apaixonado” (2012), “Festejando o mês junino” (2015), “Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo – Um Desbravador da Cultura Popular” (2015), “O Romance de Sofia e Bento Braz” (2016), “O doutor e Brejeira” (2017), “Versejando os animais” (2017), “Meus versos feitos nas nuvens” (2017), “Lascaram Chico de Ana” (2017), “O poder do Canapu” (2017), “Trajetória de Netinho Caviloso” (2017), “Todo dia é dia” (2018), “O contador de mentiras” (2018).

Thiago Rodrigues da Silva – Conselho Fiscal

É formado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRN. Atuou como vendedor em diversas empresas de Caicó/RN e atualmente é Gerente Administrativo da Paraibana Cópias também em Caicó/RN.

Ana Cecília Silveira de Medeiros – Conselho Fiscal

Formada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas (UFRN). Atualmente é professora na Sociedade Educadora do Seridó LTDA (CEIS) e Educandário Santa Teresinha, ambos em Caicó/RN

Adriana do Nascimento Santos – Conselho Fiscal (Suplente)

Funcionária pública (Agente Comunitária de Saúde). Em 1999 após participar de várias oficinas de Teatro, inicia seus trabalhos artísticos como atriz do grupo de Teatro Amador “Arte e Vida” da secretária Municipal de Saúde e do Grupo Face a Face. Caicó-RN. Participou como Atriz convidada dos espetáculos: Auto de Sant´Ana e Paixão de Cristo, ambos em Caicó/RN. Participou como Atriz convidada do Projeto Dramaturgia Potiguar 1º Ato em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Associação Cultural Trapiá (2019). Atualmente faz parte do Grupo de Teatro Retalhos de Vida em Caicó-RN.

João Paulo Silveira de Medeiros – Conselho Fiscal (Suplente)

Graduando em Pedagogia na UFRN. Atua como fotógrafo em Caicó, sobretudo em espetáculos de teatro de grupos da cidade. Possui experiência em reprografia e manejo de ferramentas de imagens digitais.