Condenadxs

 

SINOPSE

CONDENADXS é inspirado na peça “Esta propriedade está condenada” de Tennessee Williams e mostra uma menina (Jean) e um menino (Tomás) em crise com o seu presente e com o seu futuro. Ambientada em uma rua de terra no espaço da caatinga, as personagens encontram-se e descobrem que possuem sonhos que vão além da realidade social que lhes é imposta. Exclusão, abusos contra crianças e adolescentes, abandono e trabalho infantil convivem com esperanças de dias melhores. O tom tenso destas vidas é quebrado pelo amor ao cinema, a dança, a poesia e aos desejos de voar para longe… muito longe.

 

PROJETO DE MONTAGEM

Em parceria com a Cia de Teatro Filhos de Acauã, a Trapiá Cia Teatral, mais uma vez ambiente seu espetáculo no sertão. A beira de uma estrada de terra, Jean e Tomás se encontram casualmente e descobrem que tem muito em comum, sobretudo em relação as abandonos que são submetidos. O cenário dialoga diretamente com esta realidade. O vazio da estrada de terra é ao mesmo tempo o vazio de suas almas, mas também é a possibilidade de caminhar para longe daquela realidade que os incomoda e os perverte. O figurino mostra a realidade de cada personagem que vivem entre o ser criança, a experiência da adolescência e a necessidade de ser adulto para sobreviver neste mundo de privações e falta de amor.

Para reforçar e construir esta narrativa da paisagem a trilha sonora original é marcada por sons do sertão e de instrumentos de outros espaços culturais, mostrando que o diálogo entre mundos diversos é possível. O som da Rasga Mortalha é uma constante no espetáculo, enunciando a morte, a desesperança, o engano e que é preciso tomar decisões para sair destas encruzilhadas importas pelas pessoas e pela vida.

A iluminação também dará conta de construir narrativas pontuadas pelas ações da personagens e pelo espaço em que elas ocorrem, no sonho e na realidade. A luz do sertão será marcante neste trabalho, como o foi em espetáculos anteriores da Trapiá.

A direção terá a responsabilidade de criar uma organicidade em todos os elementos que compõem o espetáculo, mas de forma mais específica na direção de atores. Como se trata de um ator e uma atriz jovens, a direção ficará focada na experimentação de diversas possibilidades interpretativas para que os atores e suas personagens tenham um repertório de situações/ações/emoções que possam ser sacadas quando elas se fizerem necessárias para a construção e vivências destas personagens tão complexas na cena.

CONDENADXS foi contemplado com EDITAL DE FOMENTO À CULTURA POTIGUAR 2019 (categoria Montagem) da Fundação José Augusto.

 

FICHA TÉCNICA:

– Texto e Direção: Lourival Andrade
– Assistente de direção: Alexandre Muniz
– Elenco: Maria Alice (Jean)
– Pedro Andrade (Tomás)
– Cenário, figurino e iluminação: Custódio Jacinto
– Visagismo: Coletivo Trapiá
– Trilha sonora original: Aglailson França
– Execução de Trilha Sonora: Emanuel Bonequeiro
– Produção: Tatiane Fernandes/Mapa Realizações Culturais

 

PREVISÃO DE ESTREIA: Após o término do isolamento social por conta da COVID-19

 

Gostou Desse Post?

Então compartilhe agora mesmo!

Facebook Whatsapp Twitter