Apresentação

O Jurema Coletivo de Dança nasceu em 2021 com a intenção de pesquisar e montar espetáculos de dança contemporânea. Criado por três bailarinas que residem em Caicó a partir de encontros ocorridos no Estúdio de Dança Monica Belotto, o coletivo pretende desenvolver a linguagem da dança na região e mostrar que é possível manter um grupo estável e de pesquisa no sertão do Rio Grande do Norte. Para além de dançar a ideia também é dialogar com a contemporaneidade e seus desafios, entre eles o feminicídio, as questões sociais e o papel da arte e da cultura na melhoria das condições humanas de existência, convivência e resistência.

Bailarinas:

Monica Belotto: Mônica Belotto é professora de dança. Atualmente é servidora da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do RN à disposição da Fundação José Augusto , atuando no Centro Cultural Adjuto Dias como professora da extensão da EDTAM em Caicó. Também atua como professora no Estúdio de Dança Mônica Belotto em Caicó/RN ministrando as modalidades ballet clássico e dança de salão. Cursou graduação em Dança na Faculdade de Artes do Paraná, especialização em Consciência Corporal – Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Formou-se no Curso Permanente de Dança Moderna da UFPR. Concluiu o curso de Metodologia para o Ensino de Dança Clássica na Escola do Ballet Nacional da República Cuba, sendo credenciada pela instituição como Professora Master. Coordenou o projeto “Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso” de 2005 a 2008 em Itajaí/SC. Ministrou aulas de dança em diversas academias e escolas de dança no sul do país. Atuou como coreógrafa em 27 trabalhos entre os quais vários premiados em festivais de dança. Também coreografou em 2005 o espetáculo “Euforia e Dor – Fragmentos de Frida Kahlo”, financiado pelo FUNCULTURAL/SC.

Carla Cíntia Dutra: Graduada em Dança (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Possui formação no 1º e 2º Ano da Metodologia de Ensino de Ballet Clássico pela Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC). Integrante do “Radar 1 – Grupo de Improvisação em Dança” (UFPB). Tem experiência em dança, com foco nas áreas de ballet clássico, dança contemporânea, improvisação em dança, pesquisa artística e dança-educação.

Ihana Santos: Graduanda em Educação Física. Professora de danças populares, e danças fitness. Estudante de balé clássico, dança contemporânea e dança de salão no Estúdio de Dança Monica Belotto. Atuou em vários espetáculos de dança como bailarina. Coordenou o projeto “Dançando nas Férias” aprovado pela Lei Aldir Blanc. Monitora do projeto “Entre na Dança” da Associação Cultural Trapiá.